Twitcam

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PROTAGONISMO SEM FRONTEIRAS –IV ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO



RELATOS DO REPÓRTER ITALO VINICIUS NOGUEIRA-IMPRENSA JOVEM DRE GUAIANASES

Mediação Tecnologica
O palestrante José Roberto Amazonas, falou sobre jogos interativos para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem e   que as próprias crianças criem e interajam com o jogo, mencionou a criação do personagem do homem aranha em jogos para crianças, mas nem todos participantes da palestra concordaram, alguns acharam que a criança deveria escolher seus próprios personagens para criarem e desenvolverem  seus jogos. Segundo o Palestrante o homem aranha era o personagem menos violento, mas aos olhos dos participantes o o homem aranha é do mal.
A explicação do palestrante foi que do mal são jogos como GTA que rouba carros, sai matando, vendendo drogas e prostituição.

O Livro aberto da Educomunicação
Palestrante André Juan Nishizawa fez o relato sobre games e educação
Todos os tipos de mudanças com a evolução das tecnologias  quanto ao uso e manuseio de aplicativos e serviços no campo educomunicação. Os aparelhos de telefones, lápis, computador, máquina digital, livros impressos passam por mudanças e evoluções constantes com as novas tecnologias, trazendo o progresso e também consequências negativas.


Salve Embu das Artes
A palestrante Indaiá Pelosine, o governo queria destruir 40% do cinturão verde de Embu das Artes, para ampliar com mais moradias, não dando importância para a quantidade de moradores que lá residiam, e também pela cultura existente conhecida por todos moradores e visitantes.
A Indaiá Pelosine reuniu um grupo para protestar contra a atitude do governo, esse grupo que foi nomeado Salve Embu das Artes, assim foi reunido muitos moradores que moravam nas florestas para manifestação de protesto, assim muitas pessoas foram aliando-se ao grupo o qual foi ganhando forças e espaço.

Conforme o grupo cresceu e ganhou força, resolveram criar algo que marcasse essas reivindicações, assim surgiu  o mascote  com formato de coruja.O mascote é feito de tecidos recicláveis com formato de coruja que significa “Guardador” com o Olhar atento a todo tipo de movimento ao seu redor(natureza), cuidadoso sempre atento ao  patrimônio florestal que a natureza oferece a todos moradores de Embu das Artes. O governo se revoltou com a manifestação e combateu o grupo de manifestantes que lutavam pelos seus direitos de cidadãos conscientes da conservação da natureza. Após isso foi julgado em tribunal e  o grupo Salve Embu das artes que foram  vitoriosos, mas ainda sofre pressão do governo. Ao final de tantas manifestações em defesa da Floresta existente em Embu das Artes foi editado o filme Embu das Artes /Terra.
 


Reportagem de Italo Vinicius Nogueira
Fotos: Edmundo C. Santos
Publicação: Stefany B. Oliveira
Imprensa Jovem Emef Dias Gomes e Emef Anna Lamberga

Nenhum comentário:

Postar um comentário